O Shopping Grande Rio apresenta, até o dia 28 de fevereiro, a exposição fotográfica #OlhosdaBaixada, resultado do concurso cultural promovido pelo empreendimento via rede social com o objetivo de despertar talentos locais para as artes visuais. A mostra conta com quinze imagens registradas pelos seus clientes e promove um outro olhar sobre a Baixada Fluminense.

Fazenda São Bernardino. Foto: Fabi Miranda.

Apresentando diferentes paisagens, muitas desconhecidas dos próprios moradores, o projeto tem como finalidade principal a valorização da região e sua cultura, além de fomentar o turismo local, retratando a diversidade de um território com potencial ainda pouco explorado. A seleção dessas imagens também foi feita pelo público, que garantiu o primeiro lugar, com quase 500 curtidas, para a foto da Fazenda São Bernardino – de Fabi Miranda. A fazenda, cuja construção data do século XIX, em Nova Iguaçu, foi tombada como patrimônio artístico e histórico em 1951 e está aberta a visitação; um exemplo das atrações que podem ser encontradas na Baixada.

A repercussão do concurso surpreendeu a gerente de Marketing do centro comercial, Vanessa Mourão: “Recebemos uma grande quantidade de imagens interessantes. Hoje em dia, todo mundo é fotógrafo e gosta de fazer registros com seus aparelhos celulares. Queremos nos aproximar de nossos clientes, cada vez mais, e esse projeto nos possibilitou resgatar na memória deles a história da Baixada, com locais retratados pelos próprios moradores. Esperamos que o público curta bastante a exposição”.

Exposição #OlhosdaBaixada. Foto: Divulgação.

Odilon Junior, de 19 anos, foi um dos participantes selecionados pelo público, atraído pela proposta do concurso. “Foi a primeira vez que eu vi o shopping querendo ter essa troca com a população, de querer mostrar coisas boas sobre a região, pensei logo: ‘Caramba! Vou mandar algo dos meus passeios que é sucesso’”, ressaltou o estudante de geografia, que usou uma câmera emprestada para os registros, que lhe proporcionaram a 3ª e 13ª posições. “Só sei apertar o botão de ligar e o de bater foto. Fiquei muito feliz! Mostrei para a família toda!”.

 

O estudante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ainda destacou que o projeto possibilitou vislumbrar outros horizontes: “essa experiência me animou a me aprofundar em fotografia, e a continuar trazendo a Baixada como poucos conhecem”, disse Odilon.

A exposição #OlhosdaBaixada pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h.

Serviço:

Exposição #OlhosdaBaixada.
Data: Até 28 de fevereiro.
Local: Shopping Grande Rio, no corredor da loja Redley.
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h.
Entrada: Gratuita.